Programa inédito em Anchieta foi lançado para alavancar economia

Prefeito assinou documento que cria o programa e define as comissão que irão compor cada projeto.

Atração de novas empresas, promoção da inclusão social, aumento da arrecadação, desburocratização dos processos administrativos e a inserção da disciplina empreendedorismo nas escolas fazem parte do pacote de medidas inéditas tomadas pela atual gestão.

Uma cidade criativa e empreendedora. Esse é o objetivo do programa Anchieta Criativa e Empreendedora, lançado na última sexta (24) pelo prefeito Fabrício Petri. O programa é composto por 10 projetos voltados especificamente para a promoção do desenvolvimento do município. Entre os projetos integrantes estão aqueles que visam à atração de novas empresas, a promoção da inclusão social, o aumento da arrecadação, a desburocratização dos processos administrativos, a inserção da disciplina empreendedorismo nas escolas da rede municipal, entre outros.

O lançamento contou com presença da equipe de governo, vereadores, imprensa e lideranças locais. Na ocasião, Petri destacou a necessidade de reinventar Anchieta e traçar novos rumos para o município. “Esse programa é uma importante iniciativa que objetiva trazer de volta para a população o otimismo e traçar caminhos para conquistarmos o desenvolvimento sem a necessidade de grandes empresas”, disse empolgado o prefeito.

De acordo com o idealizador da iniciativa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Kneip, a meta é buscar novas caminhos e ampliar o horizonte de oportunidades para a população de Anchieta, assim, promover o desenvolvimento de forma sustentável. “Não estamos inventando a roda, apenas criando mecanismo para explorar o que temos de melhor por meio de parceria e participação social”, disse.

Petri aproveitou o momento para mencionar que, mesmo a cidade enfrentando a pior crise financeira de sua história, a prefeitura irá fechar as contas de 2017 no azul. “Deixar as contas equilibradas é nosso dever, mas muitos usariam a crise para justificar o contrário. Desde janeiro estamos enxugando as despesas para nos adequarmos ao novo orçamento, que irá amargar forte queda nos próximos anos. Apesar da arrecadação despencar, encontramos muitas dívidas e estamos trabalhando para quitá-las”, lembrou.

Durante a solenidade de lançamento foram apresentadas as comissões que irão compor o programa e ajudar no desenvolvimento de cada projeto. O programa terá a participação da sociedade e contará com uma vasta equipe técnica da própria administração.

Novos rumos

O prefeito disse ainda que a cidade precisa buscar novas alternativas para não depender exclusivamente da Samarco, fechada desde 2015, após o acidente em Mariana.

“É necessário buscar novos rumos e promover as nossas potencialidades, a fim de gerar mais emprego e renda em nosso município. O Anchieta Criativa e Empreendedora foi criado para esse fim”, disse o prefeito Fabrício Petri.

Anchieta enfrenta problemas econômicos decorrentes da paralisação da Samarco Mineração e também da crise nacional.  A cidade passou a conviver com um índice de desemprego na casa dos 25%, comércios fechando, baixa autoestima populacional e uma exponencial queda de receita.

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Renan Alves

Data de Publicação: segunda-feira, 27 de novembro de 2017